domingo, 22 de abril de 2012

Semana da Comunicação 2012: Um evento dedicado a Chico e Millôr

Como muitos já sabem, a Semana de Comunicação este ano é dedicada ao escritor Millôr Fernandes e ao humorista Chico Anysio. Ambos são talentosos artistas que fizeram história na comunicação brasileira contando histórias cada qual a sua maneira, mas usando o humor de maneiras igualmente geniais.

Cartunista, tradutor, jornalista, cronista, poeta, roteirista de cinema e dramaturgo, Millôr se autodefinia apenas como um “escritor sem estilo” e sempre fez piada em relação ao seu registro de nascimento. Costumava brincar que percebeu somente aos 17 anos que o seu nome havia sido escrito errado na certidão: onde deveria estar Milton, leu “Millôr” (o corte da letra “t” confundia-se com um acento circunflexo, e o “n” com um “r”). Seja como for, gostou do novo nome e o adotaria a partir de então. “Milton nunca foi uma boa escolha”, comentaria anos mais tarde, durante uma entrevista. A data de nascimento também não estaria correta: em vez de 27 de maio de 1924, ele teria nascido em 16 de agosto do ano anterior. Para conhecer mais sobre a vida e a obra de Millôr, veja sua biografia no site releituras.

O humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor, o brasileiro Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio, nasceu  em Maranguape, no dia 12 de abril de 1931. Irmão caçula de oito irmãos,  Chico sonhava em ser jogador de futebol, mas logo esqueceu  da carreira esportiva quando passou em testes para ser locutor e ator da Rádio Guanabara. Ele ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Silvio Santos. Tempos mais tarde, seu talento notório migrou para a tv, onde teve inúmeros quadros e programas humorísticos transmitidos pela Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos. Ao longo de sua carreira, Chico Anysio criou e interpretou mais de 200 personagens. Para saber mais sobre a vida e a carreira de Chico, acesse o site www.escolavicentearruda.com.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...