quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ilustradores do jornal O Povo abrem Semana da Comunicação

Os ilustradores Guabiras e Carlus Campos, ambos do jornal O Povo, paticiparam na manhã desta quarta-feira (25) da mesa redonda de abertura da Semana da Comunicação Fanor. Eles falaram para a platéia dos seus trabalhos e das dificuldades da profissão.

Carlus também é artista plástico, cursou dois semestres do curso de jornalismo na Fanor, mas trancou devido ao trabalho. Começou no jornal em 1987, em uma época, segundo ele, que o mercado para ilustrador no Ceará era muito pequeno. O profissional contou ainda que utiliza o humor de uma maneira adulta, formal, por meio das caricaturas.

Questionado por um estudante sobre o tempo que leva para terminar um projeto encomendado por uma editoria do veículo, Carlus diz que depende da complexidade da ilustração. "Pode levar uma semana, duas semanas, ou mesmo, duas horas. Acontece um imprevisto e o tempo é pouco para desenvolver o trabalho. No caderno Vida e Arte é onde tenho mais liberdade para criar".

Influenciado pela Turma da Mônica, Guabiras começou a desenhar aos cinco anos de idade. " Eu fazia fanzine e vendia no colégio para fazer mais", disse. Em 1997, o artista foi contratado como estagiário pelo O Povo, e mais tarde, efetivado. Ele lembrou que o começo na área não é fácil. "As pessoas me falavam que desenho não dá em nada. Preconceito sempre tem. A maior riqueza é a satisfação do ego", respondeu Guabiras ao um estudante que perguntou se ele já estava rico.

Tudo pode ser motivo de inspiração para um desenhista. Guabiras se inspira em filmes, documentários, desenhos animados, revistas, blogs. "Quando eu estou sem ideia, saio na rua, pego um ônibus", contou. Além do jornal, as ilustrações do quadrinista podem ser vistas no seu blog: http://blog.opovo.com.br/blogdoguabiras/

Um comentário:

  1. Adorei a abertura da semana, os palestrantes foram bem questionados, foi ótimo e estou amando o envolvimento dos alunos, torna tudo menos difícil e muito mais gratificante. Até mais tarde galera

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...